Talvez um dos principais desejos do mercado de segurança eletrônica seja reduzir os custos de uma central de monitoramento. O primeiro passo para que isso seja possível é a compreensão da realidade desse tipo de serviço.
O preço de manutenção de empresas de monitoramento varia, sobretudo, de acordo com a estratégia de lançamento e com a escolha da modalidade de serviço oferecido ao cliente.
Por exemplo, uma central que tenha o objetivo de operar 24h demanda um capital mensal que abranja fontes diversas, como, por exemplo, salário de operadores, atendentes com adicional noturno, aluguel do ponto físico, contador, técnicos para instalações, gasolina para os veículos de ronda, alimentação, transporte, etc.
Já centrais de monitoramento que visam começar através do monitoramento por um aplicativo ou pela nuvem podem apresentar gastos diferentes, inclusive, mais otimizados. Entretanto, o valor de manutenção sempre dependerá do caso concreto e das especificidades do negócio.
Mesmo diante dessas várias possibilidades de organização das empresas com Central de Monitoramento, existem algumas dicas comuns que podem auxiliar na otimização de investimentos e na mitigação de gastos desnecessários.
É isso que vamos te mostrar ao longo deste artigo com 9 dicas para reduzir os custos de uma Central de Monitoramento.
9 Dicas para reduzir os custos de uma Central de Monitoramento.
1) Entender que o tempo é o carro-chefe do negócio
A Central de Monitoramento pode contar com espaço físico, equipamentos, patrulheiros, atendentes e técnicos em grande quantidade e ainda assim não apresentar eficiência. Isso ocorre quando o negócio não encara o fator "tempo" como o seu principal produto, impactando negativamente o bom desempenho.
Agir de forma preventiva, com tempo de resposta pequeno e baixa latência para as tomadas de decisão é o que diferencia uma empresa de segurança das demais. Afinal, o objetivo de uma Central é anular o evento de ameaça com alta velocidade, impedindo danos ou reduzindo-os.
Por isso, uma das principais formas de reduzir os custos da Central de Monitoramento é investir em estratégias que visualizem o tempo como aliado das organizações, para que esse seja um argumento de venda para alcançar mais consumidores, diminuindo o custo de aquisição por cliente.
Essa dica só é possível com a que vem logo abaixo:
2) Abraçar de vez a tecnologia
Somente a tecnologia é capaz de reduzir o tempo de resposta a incidentes e funcionar como uma verdadeira barreira anti crimes e ameaças diversas.
Muitas vezes, até patrulheiros e operadores se comunicarem e decidirem sobre qual a melhor conduta para determinado evento, passa-se muito tempo, ampliando a repercussão dos danos.
Com o auxílio da tecnologia, automação, integração de sistemas de gestão e videomonitoramento, além de ferramentas específicas para vigilância, como câmeras inteligentes, controles de acesso mais completos, etc, essa tarefa se faz em uma modalidade de prevenção e não correção.
Além disso, ao implementar sistemas e tecnologias que possam automatizar tarefas rotineiras e repetitivas a empresa desonera a necessidade de recursos humanos e, consequentemente, os custos com mão de obra.
Nesta perspectiva pode estar incluído o uso de softwares de monitoramento avançados, sistemas de reconhecimento de padrões, entre outros.
3) Considerar a terceirização dos serviços
Para centrais que ainda não possuem capital fixo, tem baixo valor de investimento ou poucos clientes, uma alternativa para reduzir os seus custos é terceirizar as atividades de monitoramento.
Com essa dica, a empresa pode se organizar e executar um planejamento financeiro para que a médio prazo migre sua operação para soluções próprias, portanto, é uma recomendação indicada como intermediária entre um momento e outro.
Ao terceirizar os serviços, a Central pode direcionar seus gastos para um espaço físico para receber os clientes e para a contratação de empresa terceirizada especializada em monitoramento, algo que custa menos do que montar um negócio do zero.
A partir de uma cartela de clientes mais amadurecida e do reconhecimento da marca, a central pode elaborar um projeto para se estabelecer sem a necessidade desses serviços.
Em geral, o ideal é que uma operação de Central de Monitoramento comece com ao menos 5 clientes.
4) Apostar em estratégias de marketing de guerrilha
Embora essa não seja uma dica relacionada diretamente à redução de custos, contribui para a diversificação da carteira de clientes e para o processo de fidelização de um maior número de usuários finais. Com isso há maior lucro e redução do custo de operação das empresas.
Quando o negócio não é conhecido ou é novo no mercado, investir em estratégias de marketing de guerrilha pode ser uma excelente alternativa. Exemplo disso são carros adesivados com a logo da empresa, jingles em rádios, panfletos, patrulheiros em ronda uniformizados, etc.
Nesse cenário, qualquer pessoa é impactada, mesmo aquelas que ainda não são clientes, e têm a sensação de que estão mais seguras com a presença daquela empresa por ali. Dessa forma, abre-se uma demanda: a de contratação dos serviços dessa organização.
5) Definir bem os procedimento e protocolos do negócio
Relacionada ao fator tempo de resposta mencionado anteriormente, essa é uma das dicas mais essenciais para quem deseja reduzir custos de uma central de monitoramento, pois demanda o planejamento do negócio.
Estabelecer procedimentos e protocolos claros para todas as ações da Central, sobretudo, sobre a resposta a alarmes e eventos de segurança auxilia a reduzir o tempo de resposta e a minimizar o desperdício de recursos.
Isso depende também de uma equipe de monitoramento bem treinada para agir de forma eficiente e rápida, resultando em uma maior produtividade e redução de custos.
6) Analisar o custo-benefício da operação de cada cliente constantemente:
Avaliar regularmente os custos e benefícios de cada componente da central de monitoramento, bem como a relação entre esforço demandado e investimento de cada cliente pode ajudar a identificar áreas onde é possível reduzir gastos, aquelas passíveis de melhorias e até o encerramento de contrato com algum cliente que não se adeque ao propósito da empresa.
Podem estar incluídos a análise dos custos de equipamentos, serviços de telecomunicações, manutenção e treinamento de funcionários.
7) Ter um Plano de Manutenção preventiva
Investir na manutenção preventiva dos equipamentos de segurança é uma ação indispensável para evitar falhas e gastos com correções, reparos e substituições.
Por isso, a realização de inspeções regulares, atualização de software e firmwares, além da manutenção adequada dos equipamentos são medidas importantes para garantir a eficiência e a longevidade dos sistemas.
Tudo isso reflete também na satisfação dos clientes finais com o serviço prestado e na sua fidelização a cada ciclo de contrato.
8) Buscar eficiência energética:
Estar atento às tendências do setor e às soluções e equipamentos mais eficientes do ponto de vista energético também é uma das formas de reduzir os custos de uma central de monitoramento e do consumo de eletricidade.
O objetivo é utilizar equipamentos de baixo consumo energético e adotar práticas de gerenciamento de energia que possam contribuir para a redução dos custos operacionais.
9) Levar a estrutura e dinâmica dos processos para a nuvem
Atualmente, a tecnologia em nuvem é uma das grandes aliadas de empresas que desejam otimizar seus custos e investimentos.
Os servidores virtuais refletem em gastos mais enxutos em estrutura física, mais segurança nos equipamentos, que não ficam expostos às intempéries externas, e maior potencial de escalabilidade, visto que uma central de monitoramento na nuvem consegue atender mais clientes, de diferentes localidades.
Além disso, o fator disponibilidade das informações, com acesso remoto possível para todos os logins autorizados, torna o gerenciamento das operações mais efetivo.
Para esses casos é indispensável contar com empresas especializadas em cloud para segurança eletrônica.
_____________________________________
Para reduzir os custos de uma central de monitoramento o ideal é aplicar, em alguma medida, a maior parte das dicas acima. Entretanto, uma delas se sobressai: o investimento em tecnologia.
Somente com um mindset inovador e voltado para as transformações do digital é que empresas de segurança eletrônica conseguem vantagens competitivas e se manter no mercado altamente complexo.
A SCOND é a principal referência em solução de tecnologia para esse setor, com diversas funcionalidades, desde as direcionadas a controle de acesso aquelas orientadas para o Business Intelligence.
Oferecemos o melhor e mais completo produto de:
Escolha uma das soluções SCOND ou converse com nossos especialistas