Tocar no interfone ou maçaneta da porta de entrada do prédio pode ser perigoso durante a Pandemia. E desconfortável quando temos várias sacolas de compras do mercado em mãos. Imagina a porta se abrir com um passe de mágicas? Opa, mágica não mas, tecnologia.
Sua encomenda tão aguardada dos correios chegou. Seu síndico não pode recebê-la e você nem sabia que o entregador passou por ali. Mais alguns dias de aguardo. E se por acaso o entregador apenas deixasse a encomenda em um local acessível dentro do prédio e, imediatamente, você fosse informado por aplicativo?
O uso de tecnologias inovadoras está cada vez mais presente nos condomínios residenciais, sendo incluídas na rotina de moradores e síndicos para facilitar a gestão do empreendimento. Chaves virtuais, lockers e portarias remotas são algumas das soluções desenvolvidas pela SCOND para tornar os condomínios mais inteligentes.
A inovação de sistemas sempre vem para tornar a experiência do usuário mais simples, barata e melhor. Além de proporcionar maior segurança para os moradores e colaboradores do local, com uma redução de até 50% na taxa condominial, já que evita a contratação de vigilantes sem deixar de ter um monitoramento 24 horas.
Agora, vamos te apresentar soluções integradas que, juntas, tornam seu condomínio mais inteligente.
Portaria remota
A portaria remota é um moderno sistema de atendimento 24 horas, que realiza todas as tarefas de um porteiro com a mesma praticidade e eficiência.
Em termos de economia, sai até 80% mais barata que uma portaria convencional, e a taxa de condomínio pode ser reduzida em até 50%.
Pensando em otimizar a sua rotina, desenvolvemos um aplicativo exclusivo que libera portas e portões através da chave virtual. Também é possível entrar em casa apenas com reconhecimento facial.
Além disso, o app agiliza atividades que antes eram vistas como burocracia. Por exemplo: agendar o salão de festas, emitir segunda via do boleto, ter acesso à atas, etc.
Quando você recebe uma encomenda dos correios, não precisa depender de buscar com o síndico ou zelador apenas em horário comercial. Seu pacote fica guardado em um armário inteligente que falaremos mais dele daqui a pouco!
Portaria autônoma
A portaria remota é um moderno sistema de atendimento 24 horas, que realiza todas as tarefas de um porteiro com a mesma praticidade e eficiência.
Em termos de economia, sai até 80% mais barata que uma portaria convencional, e a taxa de condomínio pode ser reduzida em até 50%.
Pensando em otimizar a sua rotina, desenvolvemos um aplicativo exclusivo que libera portas e portões através da chave virtual. Também é possível entrar em casa apenas com reconhecimento facial.
Além disso, o app agiliza atividades que antes eram vistas como burocracia. Por exemplo: agendar o salão de festas, emitir segunda via do boleto, ter acesso à atas, etc.
Quando você recebe uma encomenda dos correios, não precisa depender de buscar com o síndico ou zelador apenas em horário comercial. Seu pacote fica guardado em um armário inteligente que falaremos mais dele daqui a pouco!
Portaria autônoma
Quando um visitante chega ao condomínio e toca o interfone, a chamada é encaminhada aos celulares dos moradores do apartamento, por meio do aplicativo da SCOND. Quem atender primeiro assume a chamada e ela é desligada dos outros aparelhos. Caso ninguém atenda dentro de um tempo programado para aquele condomínio, a chamada é transbordada. Existem duas alternativas: 1) é transferida ao interfone físico dentro do apartamento ou 2) é mandada para a empresa de portaria remota contratada.
Caso o morador seja alguém que não tenha tanta familiaridade com aplicativos, a chamada pode automaticamente cair como uma ligação telefônica sem intermédio de nenhum app.
Ao atender a chamada no aplicativo, o morador consegue ver quem está interfonando pela tela do celular e conversar com a pessoa. Libera o acesso da porta e eclusas, caso existam.
Por ser uma tecnologia em que o morador atende por si próprio e não depende 100% da portaria remota, diminui o número de operadores necessários para rodar sua empresa de segurança - o que cai em cerca de 90% os custos da sua operação.
Por ser uma tecnologia em que o morador atende por si próprio e não depende 100% da portaria remota, diminui o número de operadores necessários para rodar sua empresa de segurança - o que cai em cerca de 90% os custos da sua operação.
Armários inteligentes
Quando chega uma encomenda dos correios ou até mesmo de outra transportadora, como você tem acesso à ela? Precisa ir até a portaria? Ou mesmo pegar com o síndico apenas em horário comercial? Muita dor de cabeça, certo?
Vamos supor uma situação em que o condomínio instalou os armários inteligentes. Quando chega um entregador dos Correios, ele toca o interfone e caso seja portaria remota ou híbrida, a central atende e permite a entrada. Sendo autônoma, o morador atende e abre a porta pelo aplicativo.
Na porta do armário, existe uma tela de interação. Lá, o entregador coloca sua matrícula do correios, senha, o bloco, apartamento e tamanho do armário. Uma porta se abre, ele deposita o pacote e sai. Imediatamente, o morador recebe pelo aplicativo SCOND uma mensagem avisando que uma encomenda chegou. E pode retirar, por meio de um código ou QRcode, a qualquer momento.
Caso o condômino receba uma encomenda de outra transportadora ou até mesmo um delivery, o síndico ou o zelador podem depositá-la no armário. É possível cadastrá-los como administradores.
E os síndicos ou zeladores podem ficar tranquilos. Se uma correspondência é extraviada no seu condomínio quem paga é a administração do condomínio. Pois existe um sistema de armários, câmeras e controle de acesso. Tudo isso garante uma maior segurança e, em casos como esse, é possível descobrir o responsável pelo furto.
Com todo esse sistema, não existe mais a preocupação de buscar encomendas apenas em horário comercial!
Controle de acesso
Controle de acesso
Não é qualquer pessoa que consegue entrar no condomínio. Com o controle de acesso, somente moradores ou funcionários do local, previamente cadastrados no sistema, são liberados. Para visitantes é preciso ter uma chave virtual emitida pelo morador ou autorização da central de atendimento, no caso da portaria remota.
Muito mais segurança, em um sistema funcional.
Chave virtual com QR Code
Imagine a seguinte situação: você está fazendo uma festa de aniversário no salão de festas em que vai convidar cerca de 30 pessoas. Atender 30 chamadas e abrir um por um pode ser um tanto exaustivo. Pensando nisso, uma das funcionalidades do app SCOND é a lista de convidados.
Eu faço uma lista com todos os amigos que desejo chamar. Adiciono os convidados pela própria agenda do celular, onde já tenho email e telefone. Defino data e horário que aquela pessoa vai entrar no meu condomínio e, então, gero um link que é enviado aos meus convidados. O link, após aberto gera um QR Code com validade de cerca de 90 segundos. Ele será lido pelo interfone na entrada do prédio.
Quando um visitante entra usando o link gerado, o morador recebe um aviso em seu celular que a pessoa já entrou. Assim, pode ter controle de quem entra e evitar intrusos.
O sistema também funciona para visitas individuais e não apenas listas de convidados.
Assembleia online
A plataforma da SCOND disponibiliza, desde 2016, a funcionalidade de Assembleia Online, possibilitando aos Síndicos realizarem suas assembleias condominiais 100% remotas.
Algumas vantagens deste sistema são:
- Mesmo no momento de isolamento social, as tomadas de decisão no condomínio podem continuar normalmente;
- Maior conforto na participação da assembleia;
- Todos os moradores colaborando com as decisões;
- Possibilidade de votar online e gerar uma procuração individual por unidade;
- Apuração dos resultados de forma transparente.
Para ter validade jurídica, a convenção do condomínio deve permitir o uso de plataformas online para a realização de uma assembleia.
Interação entre moradores, empresa de segurança, prestadores de serviços e visitantes
Quando o condomínio tem prestadores de serviço fixos, como uma faxineira por exemplo, mesmo que seja alguém que atenda apenas um apartamento, eles podem ser cadastrados no sistema para sempre terem autorização livre de entrada. Com dias e horários de acesso liberado.
No caso do prestador de serviço não ser fixo,como exemplo: um instalador de internet, previamente o morador programa a entrada. E a central vai saber o dia e horário que ele tem autorização de entrada. Ou, então, ele chega e aciona o interfone. No caso da portaria autônoma, o próprio morador atende; ou, no caso da portaria remota, a central de monitoramento.
Já em caso de visitantes, o controle de acesso é feito com chave virtual ou QR Code que falamos anteriormente.
Conclusão
As possibilidades de uso das tecnologias para condomínio são inúmeras. Aliando duas ou mais delas, seu condomínio estará acompanhando a nova dinâmica das vidas dos moradores!
Empresas de segurança que visam se manter atualizadas e líderes de mercado, especialmente neste momento, devem se atentar a soluções digitais. Serem capazes de criar conexão e satisfação com os seus clientes, trazendo as melhores experiências baseadas em tecnologia de ponta.