A gestão de encomendas é um dos desafios atuais de condomínios e empreendimentos com alto fluxo de movimentação e de chegada/saída de pacotes, caixas e demais itens de e-commerce.
De acordo com a pesquisa “E-commerce Trends”, da Octadesk e Opinion Box, 61% dos entrevistados destacaram comprar mais pela internet do que em lojas físicas – e a maioria deles (78%) afirmou fazer isso ao menos uma vez por mês.
Ou seja, há algum tempo a aquisição de produtos e serviços online se tornou uma tendência e experiência de consumo na rotina dos brasileiros.
A partir desse cenário, as Administrações dos empreendimentos se veem diante de uma necessidade inédita: desenvolver estratégias para organizar uma quantidade expressiva de encomendas que passam por suas portarias, priorizando o conforto do usuário e, ao mesmo tempo, a segurança dos itens.
Neste contexto, as organizações de segurança eletrônica expandem suas oportunidades de escopo de trabalho, sendo as principais responsáveis por oferecer soluções tecnológicas e inovadoras para driblar a questão.
É o caso, por exemplo, da SCOND, empresa referência em soluções B2B tecnológicas para segurança eletrônica, que se associa aos melhores fabricantes do mercado para integrar a inteligência do Smart Locker no seu módulo de correspondências.
Com a implementação de um bom armário inteligente, a empresa agrega valor ao seu escopo de serviços e entrega ao usuário final um acesso rápido e prático aos seus pedidos digitais.
Neste artigo vamos mostrar como funciona o smart locker, porque adicionar essa solução ao seu portfólio de serviços e como vender mais através dela! Continue conosco.
Como funciona um Smart Locker?
Um Smart Locker, ou armário inteligente, é um sistema de automatização da dinâmica de recebimento e retirada de encomendas em condomínios e demais empreendimentos que retêm os itens em suas portarias.
Além disso, a tecnologia também pode ser utilizada como um guarda-volumes de alta segurança para espaços com fluxo persistente de pessoas, como shoppings, centros comerciais, metrôs, etc.
Na solução inteligente, diversos armários individuais são equipados com tecnologia de ponta e recursos precisos de segurança para reservar as encomendas até a retirada pelo próprio usuário.
O objetivo da inovação é a autonomia dos clientes, que passam a remover os itens do locker sem a necessidade de um profissional, porteiro ou outro colaborador monitorando tais eventos.
Para garantir a efetividade dessa dinâmica, é essencial que a empresa de segurança eletrônica ofereça a integração de armários inteligentes assinados por fornecedores qualificados, e que trabalham com fabricantes à frente da inovação e das atualizações necessárias a esse setor. Somente dessa forma o consumidor final enxergará benefício na implementação.
A SCOND, em seu módulo de correspondências, além de proporcionar a integração do protocolo de segurança e portaria com Smart Lockers fabricados por expoentes do setor, apresenta outro diferencial: a comunicação da postagem da encomenda via Aplicativo da SCOND.
Quando uma encomenda é postada nos equipamentos associados ao módulo de correspondência, os usuários do Aplicativo da SCOND recebem uma notificação com QR Code ou senha para a retirada do objeto. Tudo prático, cômodo e, acima de tudo, seguro.
A integração de Smart Lockers nas soluções SCOND - como funciona na prática?
Normalmente, os Smart Lockers possuem um processo integrado com os Correios. Assim, quando o carteiro chega ao condomínio ou empreendimento que conta com a instalação da solução, deposita as encomendas no armário inteligente.
A partir daí, como mencionamos anteriormente, os moradores (destinatários das encomendas) recebem automaticamente uma notificação acerca do recebimento do pedido digital ou da correspondência. Isso se dá através do Aplicativo SCOND, pelo qual esses usuários podem liberar, com autonomia, a retirada do objeto.
Tudo acontece de forma absolutamente segura e organizada, sendo eficiente para receber, armazenar, notificar e distribuir as demandas.
Para as empresas de monitoramento, sobretudo as que ofertam serviços de portaria remota, eletrônica ou autônoma, o Smart Locker reflete em uma maior abrangência de mercado, aumentando as chances de conversão de negócios.
"Antes, o carteiro interfonava para a nossa central de monitoramento, onde a gente atendia o chamado remotamente e procurava o zelador, via celular ou interfone. O problema é que muitos condomínios têm pouca cobertura de sinal de celular, o que tornava o processo lento. Agora, tudo acontece com mais agilidade, sem ocupar nossos atendentes, e dando mais autonomia aos moradores." - Rafael Boing, diretor comercial da SCSEG e cliente da SCOND.
Como vender mais com a incorporação do Smart Locker no seu portfólio de vendas? 4 dicas estratégicas.
Incorporar Smart Lockers ao seu portfólio de vendas pode impulsionar os negócios ainda em 2023. Veja quatro dicas estratégicas para alcançar mais clientes com essa integração:
1) Destaque a conveniência da solução:
Enfatize como o Smart Locker oferece comodidade e conveniência aos clientes. Explique que eles podem retirar suas compras a qualquer hora, de forma rápida, sem a necessidade de esperar pela entrega ou de correr o risco de perdê-las por falta de tempo de buscá-las.
2) Informe sobre o grau de segurança e confiança:
Aborde a segurança dos Smart Lockers, principalmente a proteção adicional para os produtos dos clientes, evitando extravios e danos. Transmita confiança ao mostrar que a tecnologia é segura e confiável. Veja em um exemplo prático da SCOND.
3) Dê ênfase ao potencial de integração com o e-commerce:
O Smart Locker se integra perfeitamente ao processo de compras online. Mostre aos usuários como é prático o processo de fazer pedidos e retirar seus produtos de maneira eficiente, incentivando a adoção dessa tecnologia.
4) Eduque os clientes:
Ofereça informações claras sobre como usar de forma otimizada os Smart Lockers, além dos protocolos de segurança necessários.
Crie uma abordagem colaborativa para explicar aos usuários o passo a passo da retirada de encomendas, os benefícios e a praticidade da solução.
Quanto mais os clientes compreenderem o funcionamento do armário inteligente, maior será a probabilidade de adotarem essa opção e de recomendarem para outros espaços.
Ao implementar essas estratégias, você posiciona os Smart Lockers como uma solução atraente e eficaz para os clientes, impulsionando as vendas e a experiência do consumidor.
Além de fidelizar o consumidor, quando a empresa incorpora mais serviços ao seu processo contribui para outro cenário: o cliente pensa 2x antes de cancelar um contrato, pois sabe a quantidade de benefícios e soluções que irá perder ao fazer isso.
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A SCOND, líder em soluções tecnológicas para empresas de segurança eletrônica, pode te ajudar a estruturar um portfólio mais atualizado e abrangente com a opção do Smart Locker!