Nos últimos tempos muito se ouviu falar na palavra "híbrido", certo? Assim como indica na área do trabalho ou de educação, a portaria híbrida faz referência a uma solução intermediária, que mescla o "remoto" e o "presencial".
Quer saber mais sobre esse assunto? Siga conosco na leitura abaixo.
O que é a Portaria híbrida?
A portaria híbrida era definida como uma solução de monitoramento de acesso que combina tanto o atendimento presencial de porteiros, ou seja, mão de obra humana, quanto opções remotas executadas por portarias online.
Entretanto, com o avanço das tecnologias esse conceito ganhou algumas nuances e combinações. Agora, falamos sobre portaria híbrida como a junção de modelos de monitoramento.
- Portaria Híbrida = Portaria Autônoma + Portaria Humana
- Portaria Híbrida = Portaria Autônoma + Portaria Remota
- Portaria Híbrida = Portaria Remota + Portaria Humana
Todas elas são uma opção para aumentar a segurança dos condomínios ou estabelecimentos comerciais para situações em que não há a possibilidade do investimento total em uma transição para o remoto, ou, ainda, quando há resistência por parte dos moradores nessa última opção.
Dessa forma, a portaria híbrida é a mistura da portaria presencial, autônoma e a portaria remota.
Diferenças entre os tipos de portarias híbridas
Portaria Autônoma + Portaria Humana
Como o nome indica, é a Portaria híbrida que irá associar os serviços de uma portaria autônoma, na qual a tecnologia oferece ao morador a possibilidade de decidir sobre os acessos, com a atuação de um profissional no local.
Para esse modelo é importante contar com ferramentas e serviços modernos, que executem a parte da portaria autônoma de forma segura e sem falhas.
É o caso da Portaria Autônoma da SCond, que reduz em até 90% o número de atendimentos na central de monitoramento e dá ao morador, de onde ele estiver, o poder de atender eventos pelo celular.
Inclusive, a Scond é pioneira na integração de voz e imagem, o que garante que o condômino consiga ver e ouvir quem chegou e tenha autonomia para liberar ou não o acesso.
O morador pode ainda configurar a chamada para que seja direcionada a outra pessoa, caso ele não possa atender.
Também é comum neste modelo, que a Portaria Humana fique responsável pelo atendimento de alguns tipos de prestadores de serviços, como é o caso dos correios. Neste caso, o entregador é autorizado pela Portaria Humana para ir até o Locker e realizar a(s) entrega(s) para que os moradores possam realizar a retirada através do aplicativo, no tempo que lhe convier.
Por último, se ainda assim, o visitante ou prestador de serviço, frente ao condomínio, não tiver resposta, a chamada é, então, encaminhada à portaria humana.
Portaria Autônoma + Portaria Remota
É a associação da portaria autônoma explicada acima com a remota, que envolve centrais de monitoramento terceirizadas.
Neste caso não há a presença humana no condomínio, sendo todo o sistema integrado pela tecnologia.
Em condomínios comerciais é comum as empresas de segurança eletrônica oferecerem um atendimento de Portaria Autônoma no período comercial e, após isso, a Central de Monitoramento realiza os atendimentos até o expediente do dia seguinte.
Portaria Remota + Portaria Humana
É a combinação do serviço de monitoramento eletrônico oferecido por centrais remotas, com a atuação de uma pessoa presencialmente no condomínio.
Neste caso o morador não tem autonomia para gerenciar o acesso ao condomínio. Essa função ficará sob responsabilidade da central de monitoramento ou da portaria local.
Nos condomínios com muitos unidades habitacionais e que tenha a Portaria Humana, a tecnologia auxilia o time de Vigilantes, assumindo uma parte ou por tempo integral o atendimento aos visitantes, ficando a cargo dos Vigilantes apenas o atendimento dos prestadores de serviços.
Desta forma, dividindo a “carga” dos atendimentos, quem ganha são os Moradores, tendo uma segurança presencial e rondas internas no Condomínio com os Vigilantes e uma agilidade e procedimentos definidos no atendimento com os visitantes pelo time da Portaria Remota.
Quais as vantagens da Portaria Híbrida?
Ao optar por uma portaria híbrida, o condomínio ainda conta com a tecnologia ao seu favor por meio da portaria remota ou autônoma, mas também garante um atendimento mais humanizado com a presença de um vigilante ou porteiro, por exemplo.
Além disso, existem outros benefícios dessa solução:
A implementação tem menor custo imediato
Com a sofisticação dos crimes e também a mudança de comportamento dos moradores, as soluções para garantir a segurança dos condomínios e ambientes se adaptaram.
As portarias remotas são ótimas alternativas para quem deseja mais praticidade, serviço contínuo e sensação de proteção em todos os espaços dos condomínios.
A portaria híbrida, por mesclar essas três situações, dependendo da configuração, possui um custo imediato menor e pode ser uma boa opção de investimento.
É importante destacar que, embora sua instalação demande maior gasto, as portarias remota e autônoma apresentam, ao longo do tempo, melhor custo benefício.
Há o contato humano
A portaria remota pode causar estranhamento na rotina dos moradores, principalmente, se o condomínio tiver pessoas mais velhas.
Por isso, a híbrida que combina autônoma ou remota com a atuação humana consegue sanar esse problema, pois contará com a presença de um vigilante ou porteiro.
Ou seja, há uma complementação da tecnologia à mão de obra humana, o que potencializa o serviço prestado.
Há ainda mais proximidade dos moradores com a solução, já que o colaborador fará parte da rotina do condomínio.
Pode ser utilizado para adaptação
A portaria híbrida pode ser adotada também com um passo anterior para a total migração para a portaria remota ou autônoma.
Nesse cenário, os moradores têm tempo de se adaptar com a inserção da tecnologia no seu dia a dia e tendem a não estranhar ou resistir quando o serviço for totalmente instalado
Menores custos de operação
Da mesma forma que uma portaria remota ou autônoma, a híbrida demanda menos “pessoal” e reparos, o que impacta diretamente nos custos operacionais em segurança do condomínio.
Atendimento 24h
Um dos principais diferenciais da portaria híbrida é oferecer aos condôminos segurança 24h com a combinação de diferentes tipos de serviços e equipes envolvidas.
Os turnos entre o vigilante/porteiro e a portaria remota podem ser decididos pelos próprios gestores e síndicos e, dessa forma, há sempre alguém responsável pelo monitoramento do ambiente.
Geralmente os vigilantes ou porteiros exercem suas funções nos períodos mais agitados do dia, enquanto a portaria remota entra em cena aos domingos, feriados, nas noites, ou, durante os intervalos, trocas de turno e almoço dos funcionários.
Além disso, quando há a inserção da portaria autônoma, os condôminos também fazem parte dessa equação, sendo co-responsáveis pela segurança de acesso.
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Adaptar a rotina condominial aos avanços tecnológicos e ainda alinhá-los às demandas e desejos dos condôminos é uma tarefa complexa e que exige um conhecimento de mercado mais apurado.
Afinal, somente diante das tendências, novidades e do que há de soluções no segmento é possível entender o que se encaixa melhor à necessidade do condomínio.
A SCOND é uma empresa referência em interseccionar tecnologia e atendimento humanizado através de várias soluções para o mercado de segurança eletrônica.
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