Montar uma empresa de segurança eletrônica focada em vendas pode ser uma ótima oportunidade para você começar em 2024! Por quê?
De acordo com um relatório desenvolvido pela Mordor Intelligence, o mercado global desse segmento deve crescer de US$ 52,37 bilhões em 2023 para US$ 76,24 bilhões até 2028.
No Brasil, o cenário não é diferente. As estimativas são positivas, sobretudo quando analisamos os dados do Panorama de Mercado.
Divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), o estudo confirmou um crescimento de 18% do setor no país em 2022, mesmo ano em que contabilizou um expressivo faturamento de R$ 11 bilhões.
Além disso, espera-se que até o fim de 2023 o rendimento produzido pela área atinja mais de R$ 16 bilhões.
Ou seja, trabalhar com segurança eletrônica é investir em um mercado que mantém sua curva de desenvolvimento ano após ano.
Por isso, se você pretende abraçar um novo negócio, esse campo pode ser a alternativa ideal.
Neste artigo vamos abordar algumas dicas para um empreendedor começar neste caminho e direcionar o seu negócio para vendas de alto valor agregado. Confira.
O que explica o crescimento desse mercado?
O mercado de segurança eletrônica, que já estava em ascensão antes mesmo da aceleração digital ocasionada pela pandemia e pelas medidas de distanciamento social, tem se destacado pela ótima gestão de inovação e pela aceitação popular de suas soluções tecnológicas.
A exemplo disso, os controles de acesso por meio de serviços práticos, como as portarias remotas, ou aqueles com tecnologia facial, além de soluções integradas de imagem e áudio são bastante procurados no país. É o que diz um outro relatório da Abese, que apontou uma expansão de instalações de portarias remotas em 33% ainda em setembro de 2021.
Um dos principais diferenciais desse mercado é atender a demanda dos clientes com serviços completos, custos otimizados e que se atualizam constantemente.
➡️ Leia também: 6 erros comuns cometidos no mercado de segurança eletrônica4 dicas para montar uma empresa de segurança com foco em vendas
1) Faça uma pesquisa de mercado e de concorrentes
Antes de qualquer passo prático é importante que você avalie qual o atual momento do mercado da região no qual você deseja atuar.
Verifique os concorrentes, quais são os seus serviços e clientes e como você pode inovar.
Quais serão os seus diferenciais? Se for preciso, busque empresas que ofereçam esse serviço para auxiliá-lo.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), por exemplo, é uma entidade que pode te ajudar a conduzir esse processo com muita informação e projetos direcionados a este tópico.
➡️ Volte aqui depois: esse material da instituição sobre Pesquisa de Mercado pode ser útil ?2) Associe-se a bons profissionais
No início é importante contar com uma equipe multidisciplinar capaz de melhor conduzir essa empreitada, como é o caso de contadores e advogados.
É necessário garantir que a empresa seja aberta de acordo com as principais legislações, estando em conformidade com todas elas.
Contratar profissionais qualificados pode ser uma etapa decisiva do seu projeto.
3) Detalhe ao máximo o seu planejamento
Nenhum negócio tem êxito se não sabe porquê se desenvolve, o que quer solucionar, onde quer chegar e como pretende fazer isso.
Dessa forma, é importante estabelecer um bom planejamento, com diferentes fases (pré, durante e pós lançamento), que contemple cenários diversos - desde os positivos aos negativos ou não esperados.
Nesse momento é bom refletir sobre:
- Qual será o capital inicial necessário para que sua empresa comece a operar (elenque levando em consideração a necessidade de tecnologia e estrutura)?
- Quanto de retorno e em quanto tempo você espera receber após esse investimento?
- Quais serão suas personas (público-alvo)?
- Quais custos você já consegue mapear para o seu negócio (gastos recorrentes e eventuais)
- Quantos colaboradores você pensa contratar? Haverá necessidade de capacitação?
- Como você pretende se comunicar com o seu cliente?
- Em um cenário adverso, quanto tempo sua empresa consegue permanecer ativa?
- Quais profissionais e fornecedores você irá precisar? Quais são os primeiros que você precisa entrar em contato?
Além desses, existem outros pontos que podem ser personalizados de acordo com as suas demandas.
Fundamental é discriminar o máximo possível os limites e possibilidades do seu futuro negócio.
4) Procure saber quais são as tendências desse mercado
A segurança eletrônica possui uma particularidade: está sempre se transformando e evoluindo.
Por isso, é imprescindível que o gestor deste negócio seja curioso e esteja atento ao que é tendência, aposta ou realidade desse segmento.
De nada adianta investir em uma empresa de segurança eletrônica se ela oferecer soluções ultrapassadas e que já não fazem mais sentido no dia a dia do cliente.
Assim, procure saber quais tecnologias surgiram nos últimos meses, quais serviços têm mais aceitação na sua região, entre outros aspectos.
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