Além de oferecer um panorama cada vez mais completo sobre os consumidores, seus perfis, desejos de compra e comportamento, os dados também são úteis para a manutenção dos negócios. Por meio de tecnologias, como a de Business Intelligence (Inteligência de Negócios), é possível compreender como uma empresa funciona de forma holística, prever gastos, e as melhores formas de investimento.
Utilizar os avanços tecnológicos a favor do ecossistema empreendedor é um dos grandes diferenciais das organizações, pois a partir da implementação de diferentes ferramentas é possível alcançar resultados que manualmente levariam mais tempo ou ocorreriam por uma rota com mais percalços.
Abaixo você compreende como uma dessas possibilidades, a de business intelligence, pode contribuir para a redução de gastos da sua empresa.
O roteiro da sua leitura será:
- O que é Business Intelligence
- Motivos para investir em business intelligence
- Números por trás do business Intelligence
- Dicas para implementar o Business Intelligence na sua rotina organizacional
O que é Business Intelligence
Business Intelligence significa utilizar softwares e ferramentas digitais capazes de reunir e interpretar uma grande quantidade de dados - seja dos departamentos de uma empresa, da trajetória de compra dos consumidores, ou, de gastos de cada setor, por exemplo.
A tecnologia por trás desse conceito consegue processar um número bastante expressivo de informações, gerando insights e indicando a melhor rota a se seguir a partir disso.
Com a implementação dessa interpretação dos dados nas rotinas de tomada de decisão da empresa a sua gestão se torna mais efetiva, consistente e pautada nas demandas do mercado - o que garante uma vantagem competitiva no decorrer do tempo.
Portanto, em linhas gerais, o BI coleta, trata e analisa qualquer tipo de informação relevante para o negócio.
Se antes a frase "a propaganda é a alma do negócio" fazia sentido, atualmente a informação é a parte principal dessa equação.
Com acesso à informação e compreendendo de fato essa informação, as empresas podem galgar resultados e posições no mercado.
A exemplo disso, o Glossário de Termos da Gartner complementa a definição ao dizer que o Business Intelligence, ou, Inteligência de negócios é "um termo abrangente que inclui os aplicativos, infraestrutura e ferramentas, e as melhores práticas que permitem o acesso e a análise de informações para melhorar e otimizar decisões e desempenho”.
Na prática , para surtir efeito, o BI irá passar por algumas fases durante sua implementação e atividade - coleta, análise, compartilhamento e monitoramento.
Em última instância é importante diferenciar o conceito de Business Intelligence do de Big Data. Enquanto o BI trabalha com dados estruturados advindos de fontes já conhecidas e programadas para essa troca, o Big Data indica um universo mais complexo, reunindo a grande massa de dados presente no ambiente digital, como fotos, imagens, arquivos de voz e texto, etc.
9 Motivos para investir em Business Intelligence na sua empresa
- Garantir vantagem competitiva uma vez que as suas tomadas de decisão serão mais assertivas;
- Não deixar passar nenhuma informação importante - com softwares e ferramentas tecnológicas é possível processar mais conteúdos do que nunca. Assim, as lacunas de uma rotina 100% analógica serão preenchidas e os erros se tornarão menos comuns;
- Com acesso à interpretação de informações internas e externas, o Business Intelligence permite que as empresas possam elaborar um planejamento de ações, administrativo e financeiro mais estratégicos.
- O BI irá possibilitar que você conheça todas as fases do seu negócio, a qualidade do serviço, além da realidade dos seus clientes. Ou seja, a empresa passará a ter um posicionamento mais conectado com o concreto e mais direcionado aos seus principais objetivos.
- A partir do mapeamento da realidade, entregas e do dia a dia da empresa será possível aumentar a produtividade dos setores, além de saber qual deles requer mais atenção ou investimentos. Portanto, haverá uma consequente melhoria dos processos internos da organização;
- Os negócios atuam de forma integrada com a adoção do BI - se antes era difícil compreender as demandas de cada departamento e depois disso conectá-las de alguma forma para que a empresa funcionasse de forma una, agora isso é muito mais simples. A interpretação dos dados é capaz de promover a integração de todas as areas do negócio;
- Você irá conhecer um perfil mais completo do seu consumidor, bem como seus desejos e demandas. A partir disso, poderá elaborar estratégias de venda e comunicação relacionadas a esse contexto.
- A interpretação dessa grande quantidade de informações indicará também oportunidades de mercado para a sua empresa investir.
- Talvez um dos principais motivos para se investir em business intelligence no seu negócio seja a redução de custos e o aumento da lucratividade. O BI possibilita uma rotina operacional mais rentável, uma vez que as decisões tomadas pelas corporações são estratégicas e os custos desnecessários são evitados.
Números por trás da adoção de Business Intelligence
Se até aqui você ainda não se convenceu que esse é um conceito disruptivo e capaz de prolongar a vida útil do seu negócio, os números podem transformar seu mindset.
De acordo com o 360Suite, até 2020, a taxa global de empresas que priorizaram o Business Intelligence foi de 26%.
Enquanto isso, a Tableau divulgou que uma empresa que opta pelo investimento em BI vislumbra até 127% de ROI pelo período de 3 anos.
Além disso, ainda de acordo com o relatório "360Suite’s Business Intelligence (BI)", a criação de uma equipe de BI gerenciada centralmente está no horizonte de 48% das organizações dos participantes.
Portanto, esse conceito já faz parte da rotina das empresas e precisa estar no seu radar!
4 Dicas para implementar o business intelligence na sua empresa
1) Conecte-se com quem entende do assunto
Se você compreendeu o conceito de BI, entendeu também que, embora ele facilite todos os processos da empresa, necessita ser bem implementado para dar certo.
Para isso, você pode contar com empresas e iniciativas especializadas nessa solução - o que vai facilitar a sua operação.
É o caso do BI da Scond, empresa referência em soluções digitais para negócios.
Por meio dessa ferramenta você terá acesso a um dashboard com os principais dados do seu negócio, principalmente, se ele for voltado para o mercado de segurança eletrônica.
O BI da Scond irá coletar, interpretar e disponibilizar todas as informações de eventos importantes da rotina da sua empresa por meio de relatórios estratégicos.
Através do BI da SCOND, ajudamos nossos clientes a terem uma economia de R$ 3,4 milhões nos últimos três anos.
2) Vislumbre o objetivo do seu negócio
Para utilizar o BI com mais eficiência você deve compreender o cenário da sua empresa e os seus objetivos nas variadas esferas estratégicas - custos, crescimento, marketing, etc.
Definindo os principais objetivos será também mais fácil conduzir o BI.
3) Saiba quais métricas você deseja acompanhar
Estabelecer os conhecidos KPIs, os indicadores relevantes para o seu negócio, será parte fundamental para se chegar ao objetivo vislumbrado anteriormente.
4) Envolva os colaboradores
Motive os colaboradores a fazerem parte dessa implementação e dessa mudança de cultura organizacional.
Em um mercado cada vez mais digital e tecnológico, os profissionais precisam acompanhar essa tendência.
________________________________________
Ao utilizar Business Intelligence no seu negócio você reduz custos e também garante vantagens competitivas diversas para os seus serviços e soluções.
Com os dados certos, compreender os anseios gerais do seu negócio - sejam os dos colaboradores, departamentos, ou dos clientes- é muito mais fácil e objetivo.